Dois molhos com vinagre de maçã que transformam a ceia de Natal

Vinagre de maçã é um ingrediente perfeito para molhos na ceia de Natal. Fotos: Divulgação
Vinagre de maçã é um ingrediente perfeito para molhos na ceia de Natal. Fotos: Divulgação

Há sabores que anunciam o Natal. Como não associar a festa aos aromas do peru no forno e lombo fatiados sobre a mesa? Para tornar as carnes tradicionais da ceia ainda mais suculentas, molhos à base de frutas, preparados com o toque inigualável do vinagre de maçã, são uma verdadeira experiência para o paladar.

Assim como as carnes, as frutas têm lugar de honra na ceia brasileira. Uvas, figos, damascos, lichia, cerejas, para citar apenas os produtos da estação, enfeitam ao mesmo tempo em que aguçam o apetite. Com o abacaxi e a manga, também indispensáveis na mesa de Natal, a mineira radicada em Campinas Caru Melillo, que compartilha suas receitas no Instagram @meujantar, ensina a preparar dois molhos com ingredientes fáceis de encontrar e o toque especial do versátil vinagre de maçã orgânico.

+ Casal descobre escultura de 200 anos que estava desaparecida e vale R$ 53 milhões

+ 4 dicas de expert para escolher uma árvore de Natal de última hora

+ 6 ideias de decoração de Natal para a porta e a entrada de casa

+ Aprenda a fazer um castiçal fácil e lindo para a sua decoração de Natal

“Uma maneira incrível de dar uma incrementada na ceia de Natal é investir em molhos”, afirma Caru. “Além de trazerem um sabor de festa para a mesa, os molhos têm o papel importante de umedecer as carnes mais secas, deixando tudo mais gostoso.”

Rodrigo Margoni, especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, pioneira na fabricação natural de vinagre de maçã no Brasil, não apenas atesta a versatilidade do ingrediente que compõe as receitas de Caru Melillo, como destaca a importância de usar um produto de qualidade nas receitas.

“O vinagre de maçã orgânico 100% natural não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização, o que faz muita diferença nas preparações e no paladar”, explica. Margoni afirma que nesta época do ano há um aumento na procura do produto no mercado. “Isso se deve, justamente, pela versatilidade do ingrediente nas receitas”, observa.

O molho de abacaxi, segundo Caru Melillo, é perfeito para acompanhar carnes de porco. “Já o chutney de manga vai muito bem com carnes brancas, como o peru”, recomenda. Confira a seguir as duas receitas com vinagre de maçã:

1. MOLHO DE ABACAXI

Ingredientes
  • 1 abacaxi bem maduro
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 2 xícaras (chá) de suco de abacaxi
  • 2 colheres (sopa) de mel

Dois molhos com vinagre de maçã que transformam a ceia de Natal





Modo de preparo

Descasque o abacaxi e corte em pequenos cubos, descartando o miolo. Em uma panela, coloque a mostarda, o vinagre de maçã, o abacaxi, o suco e o mel. Cozinhe tudo em fogo brando durante 20 minutos ou até o molho engrossar.

Sirva quente sobre a carne fatiada.

Dois molhos com vinagre de maçã que transformam a ceia de Natal

2. CHUTNEY DE MANGA

Ingredientes
  • 1 manga (palmer ou tommy) grande madura ou 2 médias
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de uva passa
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de gengibre fresco descascado e ralado
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de mostarda em grãos
  • 2 paus de canela
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça
Modo de preparo

Descasque e pique a manga em pedaços pequenos. Descasque e rale o gengibre. Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça e fatie finamente.

Coloque o vinagre de maçã, o açúcar, a água, o suco de limão, a canela, o sal e a mostarda em uma frigideira antiaderente e cozinhe até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Quando levantar fervura, deixe mais 2 minutos em fogo alto.

Acrescente a manga, a uva passa, a pimenta e o gengibre. Depois que ferver, marque 5 minutos. Desligue assim que a manga estiver macia.

Armazene na geladeira em potes de vidro previamente fervidos (cerca de 10 minutos). Antes de servir, deixe em temperatura ambiente.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:

+ Sobremesa de Natal: pudim de chocolate com farofa de castanhas e nibs de cacau

+ 5 ideias de decoração para a sua mesa de Natal ficar linda

+ Natal com flores: dicas para criar arranjos de mesa especiais para a data

Back to top